Programação
Apresentação por GTs
DATA: 27 de novembro de 2018
HORA: 9h
GT 1 - Práticas Socioculturais e Processos Sociais na PanAmazônia
Coordenador: Prof. Dr. Gláucio Campos Gomes de Matos (UFAM)
Local: Auditório Samaúma na Faculdade de Ciências Agrárias - FCA
1 - A REALIDADE DA ORGANIZAÇÃO POLITICA E CULTURAL DO POVO BANIWA NO ALTO RIO NEGRO, AMAZONAS, BRASIL
Dario Emilio Casimiro
RESUMO
Refiro-me ao povo Baniwa & Koripako da qual eu faço parte, onde procuro abordar a realidade cultural antes e a partir do contato com invasores, que trouxe uma grande influencia da cultura ocidental sobre a cultura tradicional do povo Baniwa& Koripako. Trago aqui em breve histórico sobre o termo Baniwa, sua origem e como era organização politica antes da chegada dos invasores, analisando como a organização politica europeu influi na organização politica tradicional, como começou movimento indígena: resistência, conquistas, impasses, retrocessos, dificuldades e como os Baniwa & Koripako tem participado do processo do movimento indígena: Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN (que representa o movimento indígena no Rio Negro). A leitura e reflexão da realidade atual da organização politica Baniwa & Koripako. Fundamenta-se nos teóricos que compreendem a sociedade como parte da sociedade de acordo com sua função para a estabilidade da sociedade como um todo, observando quais os fatores que unem as diferentes partes que compõem a sociedade.
Palavras-chave: Resistência, Território, Organização Política, Baniwa e Koripako
2 - BAIRRO NAÇÕES INDIGENAS – TARUMÃ DA INVASÃO A COMUNIDADE MULTIÉTNICA (uma análise eliasiana)
Delta Paula Melo
Gláucio Campos Gomes de Matos
RESUMO
Este artigo trata de uma comunidade multiétnica: o Bairro Nações Indígenas, localizado na macro região do Bairro Tarumã, que sob a liderança de três etnias indígenas: muras, miranhas e kocama, tentam provar para o poder público sua identidade e o direito a moradia, em área urbana na cidade de Manaus. Tem como objetivo analisar práticas culturais, organização social e estigmas. A metodologia é qualitativa de revisão bibliográfica, com dados da pesquisa de campo da dissertação de Mestrado, o suporte teórico está embasado na teoria de Norbert Elias, 1980 - 1994 bem como obras de referência quanto a essa temática. Os resultados apontaram que a luta para provar a identidade indígena e permanecer no espaço urbano é contínua no Bairro Nações Indígenas, está ancorada na organização social, liderança compartilhada, e manutenção de práticas tradicionais/culturais dentre outras figurações que possam mostrar suas identidades, diante do poder público que os reconhecem tão somente como invasores de terra.
Palavras-chave: Comunidade; Etnia; Organização social; Estigma
3 - REFLEXÕES ELIASIANAS NO ENFRENTAMENTO DA (IN) TOLERÂNCIA CONTRA OS LGBTs
Marcia do Socorro de Albuquerque Oliveira
RESUMO
Na sociedade contemporânea, ainda é um desafio a discussão sobre gênero. O extremismo ainda ecoa. Torna-se relevante a conversa permanente sobre a homoafetividade como condição humana. Efetivar políticas inclusivas indica um movimento da laicidade e o protagonismo outsider. O ostracismo vem do medo da (In) tolerância, consequência da visibilidade. Abordar a homossexualidade em tempos atuais é mexer com relações patriarcais onde o não-reconhecimento das diferenças afasta tolerância gerando os conflitos acirrados. O procedimento metodológico é pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em material já elaborado, constituído de livros e com abordagem qualitativa. O objeto de estudo é a (in) tolerância contra os LGBTs. O avanço conquistado no que tange a abertura para se falar de homossexualidade foi criando campo com o tempo. Hoje em dia fala-se de homofobia, tal substantivo em tempos atrás não havia. O objetivo do presente artigo é fazer uma reflexão sobre o pensamento eliasiano no enfrentamento da (in) tolerância contra os LGBTs. Trazer visibilidade ao tema, norteando-o pela Teoria de Norbert Elias.
Palavras-chave: intolerância; enfrentamento; pensamento eliasiano
4 - OS SALESIANOS NO AMAZONAS UMA ANÁLISE PROCESSUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Luana Gonzalez de Paiva
Gláucio Campos Gomes de Matos
RESUMO
Este artigo traz uma análise sobre a interação das práticas sociais exercidas pelos salesianos desde a sua chegada ao Amazonas partindo da premissa dos cursos oferecidos no ensino elementar nos internatos que influenciaram por meio do ensino, utilizando o trabalho como um mecanismo de disciplina e de sobrevivência nas relações sociais, o que implicou nos costumes e comportamentos dos indígenas ao modelo ocidental, verificou-se por intermédio desta influência a consolidação do ensino profissionalizante em sua aplicabilidade até a capital do estado, realizando uma abordagem no processo de desenvolvimento da educação profissional sob a perspectiva do processo civilizador. Esta configuração nos auxiliará a compreendermos as transformações educativas e culturais que incidiram nas relações sociais das populações locais, tendo como aporte teórico Norbert Elias, a pesquisa se destaca para um melhor entendimento no processo de construção do conhecimento, com os seguintes elementos de estudo como as figurações salesianas, as redes de interdependência, a individualização, os mecanismos de controle do Estado, que são fatores determinantes para compreensão das transformações sociais em nosso contexto educacional alicerçada a nossa realidade amazônica. Esta é uma pesquisa bibliográfica com o intuito de levantar o conhecimento sobre a temática a fim de analisar o objeto investigado, com abordagem qualitativa e de natureza exploratória em que aponta para uma melhor abrangência no contexto sociocultural, auxiliado pelas leituras realizadas na disciplina de Processo Civilizador e Práticas Socioculturais em Comunidades Amazônicas, estabelecendo uma análise processual desde as corporações dos ofícios posteriormente substituídas pelos grupos profissionais da sociedade mais complexas contemporânea no Amazonas.
Palavras Chave: Processo civilizador; Educação Profissional; Figurações.
5 - EDUCAÇÃO INFANTIL, DE JOVENS, ADULTOS E ANDRAGOGIA: Dialogando Com a Realidade da Educação do Campo e da Cidade.
Rosane Pinheiro da Silva
RESUMO
O proposito deste estudo foi para pesquisar o processo da educação continuada no contexto histórico do país. Relaciona-se a pesquisa com o registro exploratório, adiantada através de pesquisas bibliográficas procurando relacionar o contexto histórico a luz do saber. Percebendo o processo de educação continuada, verificamos a Educação Infantil como o principal pilar para o desenvolvimento de jovens e adultos. O mercado de trabalho busca cada vez mais pessoas qualificadas para assumir as funções pensantes nas corporações, e assim busca na Educação Superior o viés Empresarial através da educação a distância com o apoio da Andragogia a excelência das grandes corporações em um mercado cada vez mais competitivo.
Palavras-chave: Educação. Educação no campo. Andragogia. Corporativo.
6 - A VIOLÊNCIA PRATICADA CONTRA A MULHER NO ÂMBITO DA INTIMIDADE FAMILIAR
Eline Raimunda Batista
Suelânia Cristina Gonzaga de Figueiredo
RESUMO
A violência doméstica contra a mulher vem crescendo significativamente no Brasil e perpassa todas as classes sociais, sendo reflexo de uma realidade histórica baseada na desigualdade da relação de poder entre os sexos, da subordinação e da inferioridade da mulher frente ao homem. Sendo esse um dos maiores problemas a ser enfrentados pelas políticas sociais de governo e todos os integrantes da sociedade. O presente artigo tem como objetivo compreender A violência praticada contra a mulher no âmbito da intimidade familiar. Este artigo foi ancorado no instrumento metodológico da pesquisa bibliográfica, empregando-se material veiculado na WEB, de caráter científico e de artigos publicados sobre o tema escolhido, atualmente tão significativo e presente no seio das famílias brasileiras, tendo a pesquisa foco principal na cidade de Manaus, apresentar o período dos acontecimentos durante os anos de 2016 e 2017 como universo da pesquisa em questão, registrados em órgão competente. A violência contra mulher ainda é uma realidade em todo país, por isso a relevância de se discutir o tema em todos os meios de comunicação e principalmente no meio acadêmico. Para COSTA (2006) a violência doméstica pode ocorrer contra diversos familiares, entre eles: crianças, adolescentes, mulher/homem e até mesmo idoso. Todas essas configurações podem tomar forma na violência doméstica, materializando-se em crimes e graves violações contra os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Apesar de toda a legislação direcionada para a proteção e conscientização de denúncia das vítimas, ainda há um grande número de mulheres que não está presente nas estatísticas, de mulheres que preferem calar diante a violência sofrida.
Palavra-chave: Mulher. Violência na família. Assédio Sexual. Relação de Poder.
7 - RELAÇÕES DE PODER E INTERDEPENDÊNCIA: NORBERT ELIAS E AS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA COMUNICAÇÃO
Tatiana Lima da Silva
Michel Justamand
RESUMO
O presente artigo busca relacionar as hipóteses contemporâneas de comunicação, conceituadas por Hohfeldt (2007), com as descrições de configuração, interdependência e relações de poder do sociólogo Norbert Elias, mostrando como o jornalismo se constitui em um sistema que seus profissionais, ao mesmo tempo em que dependem de seus consumidores de notícia, estão sendo demandados por donos dos meios de comunicação, que formam em si uma relação de poder e monopólio, tanto quanto ao grupo de jornalistas, quanto sobre a sociedade no que estrutura e influencia os assuntos que serão abordados pela população.
Palavras-chave: Informação; Relações de poder; Interdependência; Jornalismo; Configurações.
8 - REDES DE RELACIONAMENTO E INTERDEPENDÊNCIA FUNCIONAL NA RUA DO BATE PALMA
Karina Gonçalves Teixeira da Silva
Gilson Vieira Monteiro
RESUMO
O presente artigo discute as relações sociais na Rua do Bate Palmas, centro de consumo popular de moda e vestuário no Centro de Manaus, mapeadas a partir de uma etnografia que se construiu por meio das histórias de vida dos sujeitos e grupos que formam a redes de interdependência funcional do local. Para esta compreensão recorremos a teoria sociológica de Norbert Elias, entre outros autores, que nos ajudam a elucidar este universo heterogêneo e complexo.
Palavras-chave: relações sociais, consumo popular, redes de interdependência
9 - PROCESSO CIVILIZADOR E ENVELHECIMENTO NA AMAZÔNIA
Marlene de Deus Lima
Yoshiko Sassaki
RESUMO
Este artigo é mais um dos frutos das discussões nas aulas junto ao programa Sociedade do Programa de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia-UFAM, ocasião em que nos aproximamos da sociologia de Norbert Elias, mais precisamente, nas obras “Processo Civilizador” e “Solidão dos Morinbundos”. Há muito que a Pan Amazônia, e mais especificamente, a região Amazônica, em função da diversidade e especificidade de seu povo e da própria região, tem sido objeto de contínuas discussões nos diferentes espaços sociais, de atores sociais e campo de saber. Daí a necessidade de compreendê-la com mais profundidade a partir de uma abordagem sistêmica e que envolva a visão das mais diversas áreas do conhecimento. Este estudo tendo como pano de fundo a relação capital trabalho na sociedade capitalista, bem a perspectiva processual e figuracional a qual está centrada a teoria de Norbert, contribuindo na compreensão das redes de interdependências e dos processos sociais na Amazônia. O estudo visa refletir sobre o processo civilizador explicitado nas obras de Elias e do processo de exclusão social dos sujeitos envelhecidos e compreender as redes de interdependencias em relação às principais políticas públicas. A metodologia centra-se na abordagem crítica, de natureza qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica junto à literatura especializada. Evidenciou um processo social e figuracional onde a maioria das pessoas idosas sobrevivem em meio a um profundo e crescente processo de exclusão social, onde os mesmos estão inseridos em redes de interdependências que condicionam não somente sua sobrevida, mas também a condição de vida de sua família.
Palavras-chave: Palavras-chave: Trabalho, Velhice, Processos Sociais e Figuracional, e Exclusão Social.
10 - OUTSIDERS E ESTABELECIDOS: A TRAGÉDIA HUMANITÁRIA NAS CIDADES GÊMEAS E AS DINÂMICAS TERRITORIAIS NA PAN-AMAZÔNICAS FRENTE À DIÁSPORA VENEZUELANA.
Shigeaki Ueki Alves da Paixão
Rosane Pinheiro da Silva
Ghislaine Raposo Bacelar
RESUMO
A dinâmica territorial vivida no contexto fronteiriço entre Santa Elena de Uairén e Pacaraima remontam as históricas relações harmônicas e profícuas em níveis sociais e nas atividades comerciais mantidas da pan-Amazônia, que tem sido modifica pelo elevado grau do fluxo imigratório decorrentes do regime totalitário, modificando as relações comerciais em política externa e repelindo o capital intelectual aos demais países da América do Sul. A diáspora venezuelana traz consigo as mudanças nas práticas societárias, perceptíveis pela grave crise instaurada pelo governo bolivariano, levando a população aos mais baixos índices de desenvolvimento humano, assolada pelo crescente avanço da delinquência e exclusão social. E ao incipiente atendimento do modelo econômico rentista incapaz de atender a demanda crescente do consumo visto os baixos preços nas bolsas de valores do petróleo, culminando deficitariamente à economia venezuelana, ampliando a vulnerabilidade de sua população, que não tem acesso ao alimento e chegam à faixa de fronteira sem recursos e condições viáveis para a sua sobrevivência, e tais condições nos processos de mudanças tem modificado as relações de convivência da comunidade local, alterando importantes conquista operacionalizadas pela diplomacia entre os dois Países nos aspectos econômicos e sociais. Na crise econômica e no regime político bolivariano percebe-se a necessidade de realização de uma pesquisa exploratória, documental e qualitativa, objetivando analisar a política externa e suas dinâmicas fronteiriças dessa região, bem como perceber o contexto da estrutura política praticada pelo atual governo, que tem culminado na tragédia humanitária e as consequentes vulnerabilidades ocasionadas pelo acentuado sentimento de discriminação. A falta de atendimento especializado da população flagelada na faixa de fronteira pelos organismos internacionais, bem como as difíceis condições de vivida pela população imigratória, tem no contexto de produção da região fronteiriça tem nas cidades gêmeas o reflexo da fragilidade diplomática para a resolução da problemática das condições de vida da população desse processo de dinâmica territorial no contexto da pan-Amazônia.
Palavras-chave: Tragédia Humanitária - Relações de Poder - Outsiders e Estabelecidos - Faixa de Fronteira - Cidades Gêmeas.
11 - A PROJEÇÃO DA VIDA NA MANAUS DA BELLE ÉPOQUE
Adriana Uchôa da Costa
RESUMO
Este artigo analisa as transformações urbanas e culturais na Manaus da Belle Époque. Nos anos finais do século XIX e início do século XX, Manaus viveu o apogeu da economia da borracha, o que lhe permitiu a projeção de um modelo de sociedade moderna e de uma elite luxuosa. A extração do látex proporcionou intensas transformações na paisagem e na vida dos seus habitantes, estas podem ser percebidas na cultura e na urbanização da cidade de Manaus, estas idealizadas nos moldes europeus. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se destacar os mecanismos de controle social do viver na cidade, bem como as medidas que foram adotadas para a modernização de Manaus, da adoção dos modos de vida europeu.
Palavras-chave: Manaus, belle époque, modos de vida, código de posturas.
12 - EMPODERAMENTO DA MULHER NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE NOBERT ELIAS
Aline dos Santos Pedraça
Kelly Cristina Pereira de Carvalho
Gláucio Campos Gomes de Matos
RESUMO: O artigo buscam-se traçar algumas reflexões acerca da questão da cultura patriarcal como um fator que perpassa a educação, valores aprendidos e repassados a nova geração. Entretanto, a promoção da igualdade decorre da inclusão do homem no processo de desconstrução dos papeis de gênero. Há muitos anos as mulheres estão na luta pela conquista de seus direitos, maior visibilidade perante a sociedade e progresso social. O ato de conceder o poder de participação social às mulheres é chamado de empoderamento feminino, garantindo que estas possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos. A busca de uma nova concepção sobre as relações de poder frente aos desafios da sociedade contemporânea exige que se amplifique as discussões sobre a temática que subjuga a mulher como ser de menor prestigio social. A premissa desse trabalho se pauta na reflexão do papel da mulher precursora de novos patamares, colaborativa para uma sociedade mais igualitária e concisa, onde a mulher seja vista como ser capaz e altamente resiliente. Para tanto, se faz uma abordagem bibliográfica que embasa a discussão sobre a discussão do ser feminino na base da cadeia de transformação e que suscite condições de reflexão para as classes que ainda não conseguem entender a necessidade da paridade dos papeis, das competências e da credibilidade social frente a tal empoderamento. A discussão se baseia a cerca da teoria apresentada por Norbert Elias e na medida do possível, combinada com outros autores que abordam o tema em questão.
Palavras-chave: Empoderamento; Mulher; Nobert Elias.
13 - A TEORIA ELISIANA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO AMAZONAS
Juarez Baldoino da Costa
RESUMO
Há muito se discute o estágio de desenvolvimento do Amazonas, especialmente nos últimos 50 anos, comparativamente ao estágio de outros estados brasileiros considerados mais adiantados sob o ponto de vista dos indicadores do PIB – Produto Interno Bruto, do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano ou o IPS – Índice de Progresso Social, e embora as constatações têm sido de que o Amazonas não tem de fato avançado nestes indicadores, não se observa um diagnóstico acerca dos motivos que impedem seu maior desenvolvimento, e sem os motivos, não se pode traçar diretrizes para alterar este quadro, com exceção das atividades econômicas da ZFM- Zona Franca de Manaus e sua sistemática única de incentivos fiscais, criada desde 1967 pelo governo federal a partir do Decreto Lei 288, cujos resultados contribuem significativamente para a sustentação econômica do estado mas sem relação direta com suas potencialidades regionais, cenário este que, por ser instigante, se converteu em objeto deste trabalho a partir do referencial teórico de Norbert Elias e outros autores da temática dos processos civilizacionais, cujas obras foram percebidas como prováveis contribuições à compreensão da dinâmica desenvolvimentista do Amazonas, partindo das metodologias de pesquisa quantitativa e qualitativa, com o que, a princípio, se identificaram os fatores regionais geográficos como os principais causais do quadro econômico atual, nominando, portanto, quais obstáculos podem estar impedindo o acompanhamento do estado ao ritmo de evolução brasileiro e, sendo estes obstáculos naturais como se concluirá no decorrer do trabalho, como se poderá criar processos que superem tais impedimentos e se desenvolvam alternativas que os considerem de forma integrada e parte das soluções.
Palavras Chave: Amazonas, desenvolvimento, processos civilizacionais
14 - PROPOSTA DE TURISMO PARA A RDS DO RIO NEGRO
Shirley Cintra Portela de Sá Peixoto
RESUMO
O presente artigo pesquisou comunidades inseridas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, a partir da visão do sujeito comunitário sobre o processo sociocultural, no cenário do turismo de base comunitária (TBC) ou turismo comunitário (TC). Para a conservação da região, políticas públicas foram pensadas para frear o desmatamento, a proteção ambiental, social e a grilagem de terras. Grades recortes de terras do baixo Rio Negro foram feitos para a criação de unidades de conservação (UC), como proposta para o desenvolvimento sustentável da população tradicional e o uso do potencial natural aparece, o ecoturismo e seus segmentos como atividade econômica a ser desenvolvida. A pesquisa foi alicerçada nos preceitos legais e teóricos que norteiam o TBC e TC, como resultado, constatou que esse segmento do turismo não se consolida na Unidade de Conservação (UC). Este estudo teve o aporte teórico-metodológico das ciências humanas sociais, inspirado no método de Nobert Elias (1993,1994), que analisa as configurações sociais e a interação social dos homens, e como consequência a história, moral e costumes e sua influência sobre a civilização.
Palavras-chave: Amazônia; Rio Negro; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Turismo de Base Comunitária.
15 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: BREVE MAPEAMENTO DE DADOS JUNTO AO SAPEM (SERVIÇO DE APOIO EMERGENCIAL À MULHER), EM MANAUS/AM
Aline dos Santos Pedraça
Karla Patrícia Palmeira Frota
RESUMO
A violência doméstica contra a mulher é um problema social que tem aumentado sua ocorrência gradativamente em diferentes localidades em nosso país. Não é um problema novo. Trata-se de uma mazela social com práticas antigas e recorrentes em nossa sociedade. O presente estudo visa fomentar a discussão sobre essa problemática, entendendo-a como um fator de cunho sociocultural. Muitas leituras apontam a violência contra a mulher como fruto de uma desigualdade de gênero, produzida e reproduzida pela sociedade e manifestada em diferentes áreas. Para a composição desta pesquisa tomamos por base as obras de estudiosos como Rolim (2008) e Saffiotti (2004), que serviram ao propósito de desvelar como a violência doméstica contra a mulher afeta a vida de muitas mulheres de modo cruel. O caminho metodológico seguido é de cunho bibliográfico e etnográfico, com pesquisa de campo realizada no âmbito do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher – SAPEM, na cidade de Manaus, no Amazonas, com mulheres de faixa etária variável, de menores de idade a idosas, por meio de entrevistas. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro, novembro e dezembro, do ano de 2016. O estudo está pautado numa abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa revelou o perfil das vítimas da violência doméstica atendidas pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher – SAPEM e o mapeamento da violência doméstica na cidade de Manaus, identificando as zonas urbanas com maiores índices de ocorrência desse tipo de violência. O resultado deste estudo subsidia o fortalecimento das ações preventivas e protetivas realizadas pelo Estado.
Palavras-chave: Violência doméstica; Desigualdade de gênero; SAPEM.
16 - O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: NOVAS FORMAS DE FAZER DENÚNCIAS ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS
Aline dos Santos Pedraça
Karla Patrícia Palmeira Frota
RESUMO
No contexto histórico, existiram muitas formas de agressão no âmbito da violência doméstica. Na atualidade, esse tipo de violência torna-se evidente e ganha mais espaço através do avanço da globalização e de veículos de comunicação como a internet, com a mostra de vídeos e de conteúdos pejorativos com crimes e zombarias, atos agressivos de violência contra a mulher. Lopes Neto e Saavedra (2003) apontam que essas violências são denominadas como cyberbullying (bullying virtual), que é alcançada por meio do uso da tecnologia e da comunicação entre celulares e, principalmente, da internet. O presente estudo visa trazer discussões veiculadas pelas mídias da violência doméstica, através das redes sociais disponíveis, revelando que há um alto índice de denúncias através deste mecanismo de comunicação. Para a composição desta pesquisa tomamos por base as obras de estudiosos como Bourdieu (1999), Cavalcanti (2007), Porto (2007), entre outros, que serviram ao intuito de indicar como essa nova forma de enfrentamento à violência contra a mulher pode ser utilizada como um instrumento de combate a esse tipo de violência. O caminho metodológico seguido neste estudo é o de uma pesquisa bibliográfica e analítica, com análises audiovisuais de algumas redes sociais, pautado numa abordagem de cunho qualitativo. A pesquisa revelou a existência de uma rede de mobilização de pessoas envolvidas nos casos, de forma direta ou indireta, com as vitimas da violência doméstica em fazer denúncias através de publicações em redes sociais e compartilhar a agressão sofrida pela vitima, bem como a rapidez e a veracidade com que a denúncia é divulgada.
Palavras-chave: Violência doméstica; Denúncias; Redes sociais.
17 - TURISMO NA COMPLEXIDADE
Josiani Nascimento da Silva
Gláucio Campos Gomes de Matos
RESUMO
O presente artigo faz parte da dissertação de mestrado realizada em comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Negro, no Amazonas. A inserção do turismo em comunidades rurais do Amazonas dá um novo significado a essa prática antes tida apenas como capitalista. A investigação se estende ao estudo do turismo na Amazônia a partir do imaginário construído sob o contexto histórico, social, econômico, cultural, ambiental entre outros. Esses contextos são interdependentes, cada um interagindo com o outro, ora se complementando, ora se contradizendo. O processo de desenvolvimento da sociedade transcorrido em longo prazo pode nos mostrar o que anteriormente na história da Amazônia seria impossível de perceber sobre as consequências futuras na sociedade amazônica. Do exposto podemos identificar que as atividades de turismo exigem de quem se beneficia dela um diferencial social quanto ao receber e tratar bem o turista. Dado as discussões ambientais vigentes criam-se novas territorialidades a fim de atender as expectativas do mercado turístico degradando o mínimo possível os recursos naturais. Diante a essa nova figuração civilizatória frente ao ambiente, tanto a nível nacional e quanto internacional, o turismo vislumbra, uma oportunidade de práticas autossustentáveis nas comunidades rurais amazônicas em meio à complexidade histórica em que a Amazônia se desenvolveu. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa com procedimentos etnográficos envolvendo trabalho de campo, entrevistas a informantes, descrição dos aspectos da comunidade in lócus. O trabalho tem como suporte teórico a teoria de Norbert Elias que trata das boas maneiras, de comportamento, assim como as redes de interdependências que nos permitem entender como se sustenta esse turismo ou como poderá sustentar uma futura atividade turística.
Palavras-chave: Turismo, Amazônia, Comunidades.
18 - O TURISMO NO CAREIRO DA VÁRZEA AO OLHAR PARA O CASO DA COSTA DA TERRA NOVA
Tathiana de Alcantara Macedo Daou
RESUMO
Este artigo é parte da pesquisa realizada na Comunidade São Francisco, na Costa da Terra Nova, Careiro da Várzea – AM, para obtenção de título de mestre no Programa Sociedade e Cultura na Amazônia. O objetivo é relacionar o turismo ocorrido nas décadas de 70/80 no lócus da pesquisa com a atual atividade ocorrida ali e refletir sobre as motivações do fenômeno antes e agora. A pesquisa é bibliográfica com trabalho de campo, entrevistando moradores da comunidade estudada e um empresário para obtenção das informações.
Palavras-chave: Turismo, Figurações, Passado, Contexto atual.
Apresentação de pôster:
1 - VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: ANÁLISE SOB A SOCIOLOGIA CONFIGURACIONAL DA TEORIA DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO DE NORBERT ELIAS
Jucinara Figueiredo Pinheiro
RESUMO
A relevância sociológica do estudo das representações sociais da violência obstétrica está fundamentada nas relações estabelecidas entre os profissionais de saúde e parturientes. O objetivo deste artigo foi relacionar aspectos da Sociologia Configuracional, com base na Teoria do Processo Civilizatório de Norbert Elias,nas relações de poder entre profissionais da saúde e parturientes vítimas de violência obstétrica. A pesquisa foi bibliográfica e a metodologia qualitativa descritiva estabelecendo a partir da premissa do sujeito e a realidade social da época, relações objetivas e subjetivas entre os sujeitos na relação de interdependência.Concluso que o fenômeno da manifestação de existência na humanidade envolve necessidades de mudanças contínuas no comportamento social promovendo novas possibilidades de controle/combate da violência na área da saúde no Brasil e a implementação de novas formas de intervenções mais comprometidas com a transformação da sociedade.
Palavras-chave: Violência obstétrica, sociologia configuracional, humanização na saúde.
GT 2 – Pesquisa social e educação em tempos de (in)certezas: dilemas e perspectivas
Coordenador: Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano (IFAM)
Local: Auditório da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF, Bloco C.
1 - A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO NESSE PROCESSO
Ana Maria dos Santos Barros
RESUMO
Esta pesquisa apresenta algumas temáticas e problemáticas identificadas no processo de ensinoaprendizagem no contexto educacional ao longo de uma prática pedagógica desde 1993 a partir da cidade de Parintins com aprimoramento na cidade de Manaus no curso de Mestrado na UEA e atualmente no PPGSCA na UFAM por meio de disciplinas disponibilizadas aos educadores. Investigou-se algumas teorias de Elias por meio da Pesquisa Bibliográfica. Propõe-se discussões epistemológicas com pesquisadores e cientistas da Amazônia para reflexões referente ao progresso da ciência e da tecnologia. Tem por objetivo geral interagir ciência e tecnologia para o aprimoramento das habilidades cognitivas do educador na formação do conhecimento científico, visando contribuir na preservação da Biodiversidade Amazônica além da investigação dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida dos povos que habitam a Amazônia. A análise esquemática da Sociedade contribui para a formação do ser pensante. Aplicou-se o Método Axiomático para a compreensão da formação do Estado, a pesquisa visa compreender as aplicações da sociogênese do absolutismo e do feudalismo, considerando que o sociólogo alemão estudou Medicina, Filosofia e Psicologia. Suas ideias continuam em processo de investigação na sociedade brasileira. Após a inclusão do Método Axiomático para as reflexões das teorias na sociedade manauense e das problemáticas que os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas estão enfrentando a partir das imposições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para a melhoria dos conceitos. Sugere-se a interação entre SEDUC e UFAM/UEA para a implantação do Curso de Doutorado a ser oferecido aos educadores e profissionais de outras áreas do conhecimento. Propõe-se o estudo da LDB, BNCC, Estatuto do Magistério, a Constituição Brasileira e a função do Estado desde o contexto histórico para uma relação com as teorias de Elias a ser aplicada aos educadores para esclarecimento dos direitos adquiridos.
Palavras-chave: Amazônia. Conhecimento Científico. Educação. Recursos tecnológicos.
2 - A RESPONSABILIDADE CONSTITUCIONAL PELA EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO – UMA REFLEXÃO COM BASE NA TEORIA ELIASIANA
Waldeliz de Freitas Rodrigues
David da Silva Ribeiro
RESUMO
Este artigo discute a relação entre indivíduo e educação através da responsabilidade constitucional ao longo do seu trajeto de implantação histórica. O procedimento metodológico que se utilizou para elaboração deste artigo se trata de um levantamento bibliográfico se desenvolveu a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses e internet. O presente ensaio analisa a teoria sociológica formulada por Norbert Elias, considerando esta abordagem de caráter crítico. Neste estudo foi realizada uma breve introdução sobre a formação Constitucional da Educação ao longo da história e a sua evolução no Brasil. O artigo busca verificar como se apresenta o processo de formação do homem civilizado através da educação e o bem viver em sociedade.
Palavras-chave: Educação, constituição, indivíduo e estado..
3 - TRAJETÓRIA DE LÍDER INDÍGENA TIKUNA: LEONÍLIO CLEMENTE NA ATUAÇÃO NO MOVIMENTO INDÍGENA E NO CAMPO DA POLÍTICA INDIGENISITA
Salomão Inácio Clemente
Santo Cruz Mariano Clemente
RESUMO
A pesquisa cientifica trata da questão da Trajetória de Líder Indígena Tikuna: Leonílio Clemente na Atuação no Movimento Indígena e no Campo da Política Indigenista que tem como ponto crucial abordar a questão da atuação na luta com povo da sua etnia e os outros no desenvolvimento de conhecimento da comunidade indígena. Abordagem que nos faz pensar mais o reconhecimento dos líderes que lutaram e defenderam o direito do povo e a terra, e a pratica cultural tradicional. A pesquisa é uma iniciativa de pensar sobre a participação das lideranças indígenas no campo político atuando no movimento indígena com o povo. Partindo inicialmente da lógica de que as lideranças indígenas tem a sua participação importante na política na elaboração de um visão sobre os indígenas nas suas aldeias onde desenvolvem em comunidades a sua própria forma de viver, costumes próprios, crença, religião e própria forma de pensar a respeito da cultura e ensino das práticas cultural tradicional e educativo para melhorar e fortalecer a identidade de origem valorizando principalmente a cultura tradicional.
PALAVRAS-CHAVE: Líder indígena, direito, identidade e cultura.
4 - EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FLORESTA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO DOS AVANÇOS E DESAFIOS NO PERFIL, FORMAÇÃO E NA GESTÃO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FLORESTA EM BENJAMIN CONSTANT-AM
Autor: Gilberxe Santana Penaforte
Coautora: Gilcirley Santana Penaforte
RESUMO
A pesquisa científica objetivou analisar os avanços e desafios no perfil, formação e na gestão educacional do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Educação do Campo da Floresta em Benjamin Constant-AM. Tendo como principais teóricos que embasaram o desenvolvimento do trabalho Arroyo (2007), Brasil (1996), Brasil (2012), Borges (2008), Libâneo (2005) e Lück (2002), entre outros autores que foram indispensáveis para o desfecho e compreensão dos diversos desafios encontrados pelos educadores do campo, bem como sua formação na área, elemento fundamental para lidar com as questões pedagógicas e do processo ensino aprendizagem, sempre em consonância com a gestão escolar. Constituindo como necessária pesquisa de natureza qualitativa, no método de abordagem fenomenológico. Sendo utilizados as técnicas e instrumento para a coleta de dados: a observação participante; e o questionário com perguntas abertas e o caderno de campo. Essa pesquisa demonstrou que os professores possuem perfil para atuar nas Escolas do Campo porque a maioria declarou gostar de trabalhar na instituição de ensino. Em contrapartida considerou-se que somente um professor destacou que não diferencia a educação do Campo com a Educação urbana. Entretanto, a construção de um corpo profissional específico para a educação do campo, só será concretizado por meio de políticas específicas. Sem essas políticas específicas o esforço dessa formação se perde.
Palavras-chave: Educação, Campo, Formação.
5 - UM OLHAR SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INTERPRETAÇÃO
Nilton Paulo Ponciano
RESUMO
Este ensaio tem como objetivo discutir a pesquisa social na contemporaneidade. Partindo de reflexões de Marisa Vorraber Costa, José Azanha, Roberto Machado e Michel Foucault, este ensaio faz uma incursão em dois modelos de pesquisas desenvolvidos no século XX, a pesquisa cartesiana e a pesquisa antifundacional. Acredita-se que no campo da pesquisa social a percepção deva ser mais ontológica que científica, posto que é abertura para o mundo enquanto possibilidade de construção do conhecimento do mundo e, portanto, de si mesmo.
Palavras-chave: Pesquisa social. Pesquisa fundacional. Hermenêutica.
6 - UM OLHAR SOBRE O CONCEITO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PROFESSOR-PESQUISADOR
Josiely da Costa Coelho
Nilton Paulo Ponciano
RESUMO
Este ensaio tem por objetivo problematizar o conceito de professor-pesquisador, partindo de teorias conceituadas por teóricos como Marli André, Menga Ludke e Garrido Pimenta, além de outros autores que teorizam sobre o assunto. A tendência pedagógica professor-
pesquisador tem gerado discussões no campo da formação de professor e busca relacionar a teoria com a pesquisa, partindo do princípio de que um é complemento do outro e ambos são essenciais para o ensino-aprendizagem. Partindo dessa discussão, este ensaio tem como objetivo discutir o conceito de professor-pesquisador. Embasada na pesquisa bibliográfica procuro analisar o termo professor-pesquisador e a pesquisa no campo educacional, apresentando como cada um está inserido no ensino. Assim, este ensaio compartilha da ideia de que a tendência professor-pesquisador reflete as características que um professor deve apresentar na atualidade.
Palavras-chave: Professor-pesquisador. Pesquisa em educação. Tendência Pedagógica.
7 - NARRATIVAS DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO: A OBRA DE MOACIR ANDRADE EM UMA PESPECTIVA SOCIAL
Rosinaldo de Souza dos Santos
Nilton Paulo Ponciano
RESUMO
Neste artigo tem-se como objetivo analisar as narrativas de personalidades do mundo acadêmico e literário, que homenageiam o artista plástico Moacir Andrade, expostas no Museu Moacir Andrade. A metodologia que se propõe é a pesquisa narrativa, visando interpretar os textos na perspectiva de identificar a representação que estes pensadores tinham do artista e sua obra. Analisou-se cinco homenagens para concluir que a representação social de Moacir Andrade se entrecruza com a Amazônia, transformando ambos em apenas um.
Palavras-chave: Narrativa. Moacir Andrade. Amazônia.
8 - UMA EXPERIÊNCIA COM A HISTÓRIA ORAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DO LETRAMENTO
Augusto José Savedra Lima
Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano
Profª. Dr.ª Marta de Faria e Cunha Monteiro
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo relatar experiências de registros orais no contexto do interior do Amazonas, relativas à uma pesquisa, em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, de título Formação de Professores de Língua Portuguesa à Luz do Letramento, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. A pergunta que norteia a pesquisa é: em que aspectos as práticas do professor de Língua Portuguesa refletem seu papel como agente de letramento e qual a contribuição de uma investigação desta natureza para a construção de uma proposta de formação continuada para estes professores? Surge, então, a proposta de se investigar as práticas do professor de Língua Portuguesa a partir de suas narrativas. Como quadro teórico inicial optou-se por Alberti (2004), Ferreira e Amado (2006), Street (2006; 2014) e Tardif (2014). Pela natureza da pesquisa e objetivos, recorreu-se à História Oral como metodologia. Esta pesquisa conta com a participação de quatro professores de Língua Portuguesa do IFAM-CPA e a entrevista está sendo utilizada como instrumento de geração de dados. A partir dos dados, seguem-se as análises tendo por eixo condutor a História Oral - Análise de Conversação e Harvey Sacks, recorrendo-se aos conceitos de saberes docentes e agente de letramento.
Palavras-chave: Formação de professores de Língua Portuguesa. História Oral.
Letramento.
9 - UMA ESCOLA TÉCNICA DA DÉCADA DE 1970: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS
Inalda Tereza Sales de Lima
Nilton Paulo Ponciano
RESUMO
Este artigo traz uma narrativa autobiográfica de uma professora mestranda do Mestrado em Educação Profissional - MPET, que analisa a presença feminina na Escola Técnica Federal do Amazonas - ETFA no contexto dos anos 70, década em que as mulheres foram aceitas na referida escola. O relato é feito a partir de uma fotografia do acervo do Museu Moacir Andrade, museu da Instituição, em que a professora aparece em um desfile cívico, dia 5 de setembro de 1974, enquanto aluna da instituição. Partindo da narrativa autobiográfica procura-se refletir sobre a presença feminina na ETFA e as considerações das influências das experiências na autoformação docente da mestranda.
Palavras-chave: História da mulher. Representações Sociais. Escola Técnica Federal do Amazonas.
10 - MUSEU MOACIR ANDRADE ATRAVÉS DE IMAGEM : a fotografia como memória coletiva.
Carolina de Souza Oliveira
Kaellen Rodrigues Ferreira
RESUMO
Este artigo teve como objetivo analisar a fotografia como um documento/monumento de representação social pelo viés da memória coletiva, especificamente dos registros fotográficos do museu Moacir Andrade, localizado dentro da sede do IFAM/Manaus Centro, lado oeste do Instituto . A fundamentação teórica discorreu primeiro na apresentação da vida e obra do artista e professor Moacir Couto de Andrade, uma vez que o local de investigação é o próprio museu e em seguida realizou um diálogo com referenciais teóricos que corroboram com o objeto de estudo. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se a pesquisa de campo como metodologia científica, como também de estudos bibliográficos/documentais para desenvolver a investigação como proposto na disciplina de Experiências e Saberes da Amazônia no Ensino Tecnológico oferecida como disciplina eletiva do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atendendo mestrandos e alunos especiais, a turma com cerca de 12 alunos visitou e fotografou as obras, pinturas, cédulas, utensílios, quadros, e fotografias. Essa discussão é longa, e intensa, deste modo, a investigação científica proporcionou uma análise buscando relação entre as partes discutidas na pesquisa, de como a fotografia sendo um monumento demonstra a memória social do mesmo e o legado da memória coletiva como representação social da realidade.
Palavras-chave : Museu Moacir Andrade. Fotografia. Memória coletiva.
GT 3 - Meio Ambiente, Diversidade Cultural e Comunidades Amazônicas
Coordenadora: Profa. Dra. Jocilene Gomes (UEA)
Local: Sala de aula 5 da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF, Boloco C
1 - MERCANTILIZAÇÃO DA SÍNTESE RITUALISTA NO TUPÉ
Andreza Vidinha de Paula
RESUMO
Os segmentos turísticos no Amazonas são diversificados e se caracterizam através das experiências que envolvem o rio e a floresta Amazônica. Nas comunidades ribeirinhas que possuem forte distinção indígena, as praticas turísticas se solidificaram com as apresentações que envolvem a exposição cultural de famílias indígenas e a aproximação do turista ao modo de vida local. As experiências proporcionam verdadeiras trocas culturais, econômicas e sociais, trazendo consigo grandes impactos sobre as comunidades receptores e seus sujeitos. Este estudo vem com o objetivo principal de poder ouvir os moradores; entender suas fragilidades e as dinâmicas culturais na qual estão envolvidos; dar voz aos sujeitos responsáveis pela firmação do turismo na comunidade. Desta forma a pesquisa se firmou em fazer uma análise do turismo e suas imbricações em meio à realidade do cenário turístico vivido. Com base no objetivo geral podemos classificar esta pesquisa como qualitativa e descritiva e com base nos procedimentos técnicos de pesquisa classificamos como bibliográfica e documental, tendo como principal foco entender, descrever e, traduzir os fenômenos sociais e culturais que envolvem a atividade turística na comunidade e os reflexos desta interação para seus membros. Utilizamos uma abordagem interpretativa da cultura indígena local, tal técnica se tornou indispensável na compreensão das figurações do cenário cultural, social e econômico. Diante das dinâmicas culturais vividas na comunidade as transformações chegam aos indivíduos que estão a todo instante em contato com as diferentes culturas e padrões comportamentais. Algo sempre é absorvido, seja do lado interno ou externo à comunidade. Não se pode impedir a reconfiguração do ser indígena diante de tamanha troca cultural.
Palavras-chave: Comunidade, turismo, simbologia
2 - DIVERSIDADE CULTURAL E RECONHECIMENTO SOCIAL: UMA ANÁLISE DO ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NA REGIÃO DO BAIXO RIO NEGRO-AM.
Daniela Glória Canto
Jocilene Gomes da Cruz
3 - VALORIZANDO A EXPERIENCIA: A “POIESIS” NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO PARANÁ DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS
Deise Nilciane Ferreira de Souza
4 - TURISMO EM COMUNIDADES INDÍGENAS:UMA ANÁLISE SOBRE AS EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS NA REGIÃO DO BAIXO RIO NEGRO.
Anne Karolyne Fialho Ferreira
Jocilene Gomes da Cruz
GT 4 - Esporte, Lazer e Educação Física
Coordenador: Prof. Dr. Afonso Celso Brandão Nina (UFAM)
Local: Laboratório do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na Panamazônia na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF, Bloco C
1 - AS FACETAS DO LAZER, TEMPO LIVRE E ESPORTE: SOB O OLHAR DE NORBERT ELIAS E ERIC DUNNING
Taniamara Queiroz de Freitas
Tássia Patricia Silva do Nascimento
Gisele Bahia Lins
RESUMO
Este artigo tem como proposta analisar algumas contribuições de Norbert Elias e Eric Dunning para a sociologia voltada aos estudos do lazer, tempo livre e esporte. Para isto, há um enfoque em assuntos específicos: diferenças conceituais entre tempo livre x lazer, a dicotomia lazer x trabalho, e o esporte; no âmbito do lazer e na prática do desporto. O lazer e o esporte compõem uma parte relevante do cotidiano dos indivíduos, fato que os tornaram essencial no processo das relações de sociabilidade. A busca da excitação e prazer, bem como o controle sobre os impulsos são abordados no decorrer da explanação dos temas. A partir deste viés, o processo civilizador e suas implicações também são visualizados com o propósito de esclarecer alguns comportamentos e a racionalização construída.
Palavras-chave: Lazer; Tempo livre; Esporte; Trabalho; Peladão.
2 - PRAÇA DOM PEDRO II COMO ESPAÇO PÚBLICO DE CULTURA E LAZER EM MANAUS
Joise Simas de Souza Maurício
RESUMO
As praças são espaços voltados ao lazer e a sociabilidade de pessoas. Com a expansão das cidades e seu crescimento para as zonas periféricas, as pessoas utilizam os centros das cidades apenas para o trabalho e com isso, ao passar dos anos esses espaços estão perdendo seu sentido ficando cada dia mais vazios e entregues à ociosidade. Com o objetivo de mostrar como o lazer, através de eventos em praças públicas, pode vir a ser o principal instrumento para promoção da cultura e uso dos centros urbanos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de livros e da internet. A requalificação de espaços urbanos como as praças é patente no processo de expansão das grandes cidades, assim como a importância da criação de mais políticas públicas voltadas ao lazer da sociedade. Um dos espaços que passou por intervenção de revitalização foi a Praça Dom Pedro II, no centro histórico de Manaus, no entanto, a requalificação urbanística ou a implementação de políticas públicas não bastou para a população “viver o centro”, necessitando de uma requalificação temporária para atrair pessoas para esses espaços e assim também estimular o interesse pelo lazer neste lugar e pela cultura da cidade. Pode-se concluir que frequentar a praça em eventos promovidos nestes lugares, pode ser uma das maneiras de contribuir para a harmonização dos centros urbanos afastando a ociosidade e a prostituição mesmo que temporariamente, pois, ao encerrar do evento, a praça volta à normalidade de insegurança merecendo cautela a quem se interesse em passear por aquele local em outros horários.
Palavras-chave: Patrimônio cultural. Centros Urbanos. Praça. Lazer.
3 - O KARATÊ PARA QUALIDADE DE VIDA
Antônio Lima Pinto
Gláucio Campos Gomes de Matos
RESUMO
O presente artigo é baseado na dissertação de mestrado A Arte Marcial Karatê: para além da luta em Manaus/AM, e tem como objetivo apresentar o Karatê como uma modalidade de arte marcial que proporciona melhorias na qualidade de vida de seu praticante. A pesquisa é de caráter qualitativo e está associada à experiência profissional do autor como Sensei com graduação de Karatê 5 º dan. É de conhecimento que a prática das artes marciais traz benefícios físico, social e psicológico, baseada nos saberes da fisiologia, das Ciências Humanas, Sociologia e Psicologia e contribuição da Educação Física. Ao praticante proporciona mudanças de comportamentos, melhoria nas relações sociais; saúde física relacionadas à força, resistência, ao fortalecimento da estrutura óssea e muscular; no campo da psicomotricidade o desenvolvimento das habilidades cognitivas, visomotoras, equilíbrio emocional com o autocontrole das pulsões, enfim, melhoria geral da saúde que proporciona longevidade com qualidade de vida.
Palavras-chave: Karatê; Saúde; Qualidade de vida; Auto Controle.
4 - KRAV MAGA UMA ANALISE A PARTIR DA TEORIA ELIASIANA
Ricardo Castro da Silva
Cristina Socorro da Silva Amorim
Gláucio Campos Gomes de Matos
RESUMO
Criado em Israel após a Segunda Guerra Mundial, trata-se de um sistema de defesa pessoal, utilizado por forças de segurança de vários países devido a sua comprovada eficácia em combates reais e ensinado como conteúdo no currículo obrigatório das escolas públicas israelenses. O artigo está apoiado Trabalho de Conclusão de Curso e ampliado a partir da experiência instrutor Primeiro Dan em Krav Maga. Trata de um trabalho de campo, de ênfase qualiquantitativo, utilizando-se de questionário e tratamento estatístico como técnicas de pesquisa para identificar à contribuição social desse sistema de defesa pessoal para o universo de 27 alunos filados a Federação Brasileira de Krav Magá e KAPAP. Teve como objetivo: a) conhecer os motivos que levam essas pessoas a prática do krav maga; b) verificar influência sobre o autocontrole de seus praticantes e, c) destacar aspectos históricos sobre essa prática. A pesquisa revelou que muitos começaram a treinar defesa pessoal por terem sido vítimas de algum tipo de violência; que os treinos desse sistema têm contribuído para a conscientização dos mesmos de que reagir a violência tende a colocar em perigo ainda maior quem reage; que evitar situações de perigo é mais efetivo do que enfrentar; que o Krav Magá tem potencial para agregar pessoas de elevado grau de instrução acadêmica; que tem potencial para ser uma alternativa pedagógica para as aulas de educação física escolar; que é uma atividade física capaz de proporcionar benefícios para a saúde; que pode proporcionar um sentimento de segurança pessoal e bem estar, aumentando o nível de autocontrole do individuo que o deixa numa posição de analisar o grau de risco apresentado num determinado momento.
Palavras-chave: Krav Magá, motivação, autocontrole; defesa pessoal.
5 - ENTRE PROJETOS, FUTSAL E ADOLESCENTES: UMA PESQUISA NO PROJETO ESCOLA DE ESPORTE DO CEDF UEPA.
Alexsander Luiz Braga Santa Brigida
João Marcos do Rosário Melo
Neyvan Galvão Cavalcante
RESUMO
O presente trabalho investiga de que maneira o Projeto Social Escola Esporte contribui para a vida de seus participantes de 12 a 15 anos. A pesquisa teve sua referência em autores que tratam acerca de projetos sociais, esporte e lazer. O estudo adotou a abordagem qualitativa, e o procedimento metodológico iniciou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores que discutem a temática da pesquisa a partir de materiais já elaborados, principalmente de artigos científicos e livros. A etapa seguinte foi feita em uma pesquisa de campo, na qual foi elaborada uma entrevista semiestruturada para professores, pais e/ou responsáveis dos alunos e para os alunos do projeto social Escola de Esporte da SEJEL em parceria com a Universidade do Estado do Pará na modalidade futsal. Dessa forma, verificou-se que o Projeto em questão, tem um grande valor social para a comunidade local próxima ao Campus III UEPA, mostrando sua funcionalidade e agregando valores fundamentais para a educação e construção do caráter dos adolescentes participantes.
Palavras-chave: Projetos Sociais; Esportes; Adolescentes.
6 - A PRÁTICA DE GINÁSTICA AERÓBICA EM UMA RUA DA ZONA NORTE DE MANAUS
Sylvia Cristina de Castro Oliveira
Joise Simas de Souza Maurício
RESUMO
A rotina atribulada nas grandes cidades tem sido motivo dos indivíduos buscarem a qualidade de vida. Um dos espaços públicos utilizados como espaço para a prática de atividade física é a rua. A Ginástica Aeróbica possibilita trabalhar os diferentes grupos musculares, melhora resistência e força muscular. O objetivo deste trabalho é verificar o motivo principal que levaram as pessoas praticarem aula de ginástica aeróbica em uma rua na zona norte de Manaus. A pesquisa foi realizada em uma rua na Zona Norte de Manaus-AM. Foi aplicado um formulário e os dados obtidos foram tabulados em uma planilha no programa Excel for Windows. Sem condição de pagar pelo lazer, os indivíduos têm se apropriado de outro espaço público para praticar atividades físicas e vivenciar o lazer como é o caso da rua. Os resultados mostram que o maior motivo é pela saúde, porque o ambiente é ao ar livre, as pessoas são companheiras e tornam as aulas agradáveis, pela oportunidade de praticar Atividade Física de maneira gratuita e porque o espaço é amplo. As dificuldades de frequentar as aulas estão relacionados o transporte e a renda.
Palavras-chave: Espaços Públicos. Ginástica Aeróbica. Rua.
7 - INTRODUÇÃO DOS JOGOS TRADICIONAIS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Júlia Carmo Toledo Gonçalves
RESUMO
Na atualidade e devido ao cenário urbano em que se vive é raríssimo ver pessoas brincando nas ruas e praças como outrora. Essa situação se repete em praticamente todos os municípios do país em função do estilo de vida moderno e com isso muitas práticas corporais estão desaparecendo. Nas escolas, em especial nas aulas de educação física, as práticas mais comuns são os esportes com bola, entretanto para muitos jovens é o único momento que podem vivenciar a cultura do movimento que por vezes é negligenciada pelos professores. Este estudo apresenta uma pesquisa ação com a introdução dos jogos tradicionais e indígenas na educação física escolar em uma Escola Municipal do município de Manaus com a intenção de fomentar o interesse/preocupação dos acadêmicos e professores de educação física com relação a temática e mostrar a aplicabilidade dessas práticas dentro da escola. Foi realizado para isso, um estudo qualitativo a partir de planos de aula aplicados durante o estágio curricular obrigatório associando os jogos tradicionais e indígenas aos temas transversais contidos no PCN's. Para dar suporte ao estudo foi feita uma conceituação teórica da cultura corporal do movimento, dos jogos tradicionais e dos jogos indígenas. O objetivo do estudo é relatar a experiência da autora e como mencionado anteriormente despertar o interesse/preocupação dos professores de educação física com relação a extinção dessas práticas corporais. Foi possível concluir com o desenvolvimento das aulas que é necessário que os jogos tradicionais e indígenas façam parte dos temas abordados no ensino regular posto que foi observado que de fato os jogos tradicionais e indígenas estão sumindo.
Palavras-chave: Jogos tradicionais, Jogos Indígenas, Cultura Corporal
8 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESPORTES DE AVENTURA: Um estudo de caso através do grupo Mapinguari Adventure em Manaus-AM
Lucas Moraes Lima
Joise Simas de Souza Maurício
RESUMO
A busca por emoções diferenciadas das vividas no dia a dia leva muitas das vezes indivíduos a sairem da rotina da cidade, dos deveres e obrigações familiares, escolares e do trabalho que lhes causa estresse físico e mental. Em Manaus não é diferente, fazendo com que aqueles que podem pagar pelo lazer como bem de consumo, buscarem cada vez mais espaços distantes do centro urbano para usufruírem seu tempo livre em horas de lazer. A busca por esportes de aventura na natureza em grupo vem se tornando uma grande tendência em nossos dias. Assim, este estudo tem por objetivo geral conhecer o processo de formação dos grupos de esporte de aventura através do grupo Mapinguari Adventure, além de identificar os motivos pelos quais as pessoas optaram por praticar esportes de aventura em grupo, saber suas expectativas e necessidades ao buscar ou aceitar o convite de um grupo praticante de esportes de aventura e conhecer o perfil dos participantes. Para isso, foi realizado um estudo de caso no qual foram abordados de forma aleatória 15 integrantes do grupo através de entrevista estruturada com auxílio de um formulário após um dos encontros na cachoeira da Neblina, localizada no km 54 da AM 240. Os grupos de esportes de aventura na natureza são formados pelos interesses em comum que os praticantes têm e pelo anseio da sociabilidade, elemento presente no lazer. Os praticantes, mesmo afirmando que praticariam o esporte se estivessem sozinhos, não o fazem, demonstrando o grau de interdependência do ser humano com o outro.
Palavras-chave: Esporte de Aventura, Grupo Mapinguari Adventure, Esporte na natureza, Esporte de Aventura em Grupo